Pesquisar
Close this search box.

Alerta para Beneficiários do Bolsa Família Bloqueados em Abril

A partir do final desta semana, começará a rodada de pagamentos de abril do novo Programa Bolsa Família. Porém, entre os cerca de 21 milhões de beneficiários, muitos não poderão sacar os pagamentos deste mês devido a bloqueios que serão realizados principalmente entre os beneficiários de famílias unipessoais, ou seja, aquelas formadas por apenas um integrante que declarou morar sozinho no Cadastro Único (CadÚnico).

Por isso, há um alerta geral para todos os beneficiários que forem bloqueados em abril: é preciso atualizar as informações do cadastro o mais rápido possível para garantir que voltará a receber a partir do próximo mês, evitando ser excluído do programa social e perder o benefício de forma definitiva. Neste primeiro momento, apenas os beneficiários com suspeitas de irregularidades terão o benefício bloqueado, o que é diferente do cancelamento.

No bloqueio, o governo impede o recebimento do benefício em determinado mês, neste caso em abril, mas o beneficiário terá um prazo para corrigir sua situação e solicitar a liberação do benefício. Se estiver tudo correto, após a atualização, a família volta a receber os pagamentos normalmente no mês seguinte e fica livre de possíveis novos bloqueios por um bom período, desde que siga atendendo a todas as regras e condições.

Já no caso do cancelamento do benefício, o beneficiário perde o direito de receber de forma definitiva. Ele deixa o programa de transferência de renda e seu lugar no programa é ocupado por outra família que aguardava na fila. Para voltar a receber, será necessário corrigir o cadastro e aguardar ser contemplado novamente.

Exemplo AMP

Alerta para os bloqueados do Bolsa Família

Portanto, o alerta para este grupo de beneficiários do Bolsa Família que ficará sem os pagamentos de abril diz respeito à necessidade de atualizar o cadastro o mais rápido possível. É importante lembrar que é necessário apresentar documentos de identificação de todas as pessoas que moram na mesma casa, comprovante de residência atualizado, comprovantes de renda atualizados de todos os integrantes do grupo familiar, caderneta de vacinação e atestado de frequência escolar de todos os menores de idade do grupo familiar.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, os beneficiários do Programa Bolsa Família receberão os repasses deste mês a partir do dia 14 de abril, de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada beneficiário, juntamente com os pagamentos do novo Auxílio Gás. O calendário completo está disponível no texto.

Os meios de pagamento do programa de transferência de renda e do Auxílio Gás seguem os mesmos, sendo feitos principalmente por meio do aplicativo Caixa Tem. No entanto, se o beneficiário não tiver acesso ao aplicativo, será possível receber por outros meios utilizando um dos cartões do programa Bolsa Família, inclusive os antigos, desde que eles ainda estejam em condições de uso.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.