Pesquisar
Close this search box.

Como Saber se Seu Cadastro no Bolsa Família está Sendo Averiguado no Pente-Fino

O Cadastro Único (CadÚnico) está passando por uma averiguação cadastral realizada pelo Governo Federal, que teve início em janeiro e já está em seu quarto mês. A previsão é de que cerca de 1 milhão de beneficiários que estejam recebendo o Bolsa Família de forma irregular sejam desligados do programa.

Os beneficiários que estiverem passando pela averiguação serão notificados por meio do aplicativo oficial do Bolsa Família ou do aplicativo do Cadastro Único. Se receberem a notificação, deverão comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para comprovar a necessidade do benefício. Caso contrário, correm o risco de serem desligados do CadÚnico e perderem o Bolsa Família.

Os beneficiários que não receberem a notificação pelos aplicativos ainda poderão verificar o status do seu benefício por meio do site oficial do Cadastro Único ou do Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal (CEF).

O foco do pente-fino em abril são os cadastros unipessoais, destinados a famílias formadas por apenas uma pessoa. Essa medida foi tomada porque o governo identificou um aumento irregular de cadastros unipessoais pouco antes das eleições e suspeita que esses beneficiários possam ter burlado o sistema ao declararem que vivem sozinhos, quando na verdade moram com seus familiares.

Exemplo AMP

Desligamento voluntário

O aplicativo do Cadastro Único ainda está oferecendo a opção de desligamento voluntário para seus usuários. Essa opção é destinada a beneficiários que tenham se cadastrado de forma inadequada ou que possuam uma renda superior ao limite estipulado pelo programa, que atualmente é de R$ 218 por pessoa do núcleo familiar.

Veja o que o aplicativo diz:

Você não precisa mais do benefício ou se inscreve incorretamente no Cadastro Único? Solicite aqui seu desligamento voluntário do programa”.

Aplicativo Cadastro Único

No caso de beneficiários que se cadastraram de forma irregular e optarem pelo desligamento voluntário, será possível fazer um novo cadastro a partir de junho deste ano. Porém, aqueles que se cadastraram de forma inadequada e não realizarem o desligamento voluntário poderão ser responsabilizados.

Calendário de Pagamento do Bolsa Família para Abri

O Programa Bolsa Família está programando uma parcela única de R$ 600 para todos os beneficiários, além do Benefício Primeira Infância, no valor de R$ 150 para cada criança de 0 a 6 anos pertencente ao núcleo familiar. O pagamento continuará sendo realizado nos últimos 10 dias úteis do mês e começará já na próxima sexta-feira (14).

O calendário de pagamento é escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário e o valor é depositado diretamente na conta digital do Caixa Tem do titular do benefício.

A seguir, apresentamos o calendário completo de pagamentos:

  • NIS de final 1: dia 14 de abril;
  • NIS de final 2: dia 17 de abril (antecipado para o sábado dia 15);
  • NIS de final 3: dia 18 de abril;
  • NIS de final 4: dia 19 de abril;
  • NIS de final 5: dia 20 de abril;
  • NIS de final 6: dia 24 de abril (antecipado para o sábado dia 22);
  • NIS de final 7: dia 25 de abril;
  • NIS de final 8: dia 26 de abril;
  • NIS de final 9: dia 27 de abril;
  • NIS de final 0: dia 28 de abril.

Os beneficiários do Bolsa Família que possuem NIS final 2 e NIS final 6 terão seus pagamentos antecipados de acordo com a regra estabelecida. Essa regra determina que aqueles que recebem o benefício na segunda-feira podem movimentar o pagamento antecipadamente no sábado imediatamente anterior, utilizando o aplicativo do Caixa Tem.

É importante destacar que o pagamento será interrompido na sexta-feira (21) em virtude do feriado de Tiradentes. Dessa forma, os pagamentos serão retomados no sábado, dia 22 de abril, com a antecipação do pagamento para os beneficiários com NIS final 6, conforme indicado no calendário acima.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.